Vitória das Formigas: e outros contos de animais NO822915

Vitória das Formigas: e outros contos de animais

Ref.: NO822915 Compra Segura

As páginas de Luigi Pirandello (1867-1936) são povoadas de numerosos animais, às vezes até mesmo como protagonistas “falantes”. Nesta pequena coletânea temos, entre outros, dois galos briguentos, dois cavalos que discutem a vaidade humana, uma raposa e um coelho bastante críticos, assim como formigas, que podem ou não estar envolvidas na ruína do protagonista. Na obra de Pirandello, o animal tem um papel importante como contraponto e companheiro do humano, revelando suas forças e fraquezas, suas alegrias e sofrimentos, suas derrotas e vitórias. Ver o animal sob a ótica do autor é, muitas vezes, descobrir uma nova dimensão para a natureza humana.
O que seria do homem sem os animais? Desde sempre eles acompanharam a trajetória do ser humano. Precedendo seu surgimento, os animais sempre participaram do cotidiano do homem, estimularam sua imaginação, ajudaram-no no trabalho, fizeram-lhe companhia e garantiram sua sobrevivência. A identidade humana está ligada, em grande parte, aos animais. Eles são cúmplices de nossa existência, transmitindo-nos sua experiência e seu afeto. É por intermédio deles, selvagens ou domésticos, que somos capazes de interagir com a natureza que nos cerca e da qual muitas vezes esquecemos que fazemos parte. Luigi Pirandello foi um dos primeiros autores a incluir animais como personagens de seus contos e, em certa maneira, de seus romances. Para ele, o animal é um personagem comparável ao personagem humano, na medida em que a convivência faz com que tenhamos que dividir o mesmo espaço, as mesmas necessidades e (por que não?) os mesmos sentimentos. Os contos aqui apresentados buscam fazer um pequeno panorama dos animais na obra de Pirandello, animais esses que se assemelham e espelham o humano.

R$ 29,90

Escolha uma opção

Produto indisponível
Autor: Luigi PirandelloAno de Edição: 2019Nº de paginas: 78
Tradutor: Francisco DeganiAno: 2019Peso: 0,189
Adaptação: - ISBN: 978.85.7492.459-5Comprimento: 14
Ilustrador: -Edição: 1ºAltura: 21
Idioma: PortuguêsColeção:Espessura/Lombada: 05
Editor/Organizador: Augusto RodriguesVolume: 1ºEncadernação: Brochura


Biografia do Autor:
Luigi Pirandello nasceu em junho de 1867, na ilha italiana da Sicília. Começou a escrever desde muito cedo e conta com uma vasta obra literária. Como ele dizia: “Na vida se vive ou se escreve: eu escrevo”. Escreveu sete livros de poesias, sete romances, duzentos e quarenta e quatro contos (novelas) e quarenta e quatro peças de teatro, além de ensaios e textos críticos. Entre seus romances destacam-se O falecido Mattia Pascal (Nova Alexandria, 2007) e Um, nenhum e cem mil (Cosac Naify, 2001). Suas novelas traçam um grande painel da natureza humana e foram reunidas em 15 volumes sob o título geral de Novelas para um ano, ainda não totalmente publicadas no Brasil. Considerado o renovador do teatro mundial com a peça Seis personagens à procura de autor, Pirandello ainda é largamente representado no mundo todo e praticamente não há temporada teatral sem pelo menos uma de suas peças em cartaz. Em seus escritos, busca retratar a vida verdadeira, a vida nua, amarga, sem as máscaras da hipocrisia e das conveniências sociais, mas sempre em tom leve e humorístico, para que o leitor ou o espectador (no teatro) se olhe refletido num espelho e se torne melhor. Em 1934, recebeu o prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto da obra. Morreu em Roma em dezembro de 1936.

Contos

Coleções Literárias

Brochura

Críticas e Assuntos LIterários

Aproveite Também