Nas mãos do monstro MO9057

Nas mãos do monstro

Ref.: MO9057 Compra Segura

O filósofo francês Jean Maurel busca neste ensaio destrinchar a relação entre a obra do pintor metafísico Giorgio de Chirico e o legado do alemão Friedrich Nietzsche, de forma a ajudar o leitor a entender tanto a obra de amobos como a refletir sobre a arte de forma mais profunda.
Giorgio De Chirico sempre exprimiu e reiterou sua admiração por Nietzsche. O crítico Wieland Schmied, a partir de 1980, apenas dois anos após a morte do artista, soube sugerir, com grande perspicácia, a importância decisiva do encontro com a obra e a vida do filósofo, na própria vocação do pintor das praças de Turim. Em seu Nas mãos do monstro - o rendez-vous de Nietzsche com Chirico, procurando elucidar os quadros do período dito metafísico, de 1909 a 1919, pelo conjunto do corpus nietzscheano e os últimos meses de vida consciente do pensador, Jean Maurel lança-se ao tentador e fascinante trabalho de verificação da confidência do artista: “Sou o único homem que compreendeu Nietzsche. Todas as minhas obras mostram-no.” O inesperado benefício de uma tal confrontação é descobrir que não só o pensamento-vida do filósofo ilumina extraordinariamente a obra do pintor mas, da ponta de seu pincel, o artista se mostra um surpreendente, original e extremamente profundo leitor e intérprete do filósofo, a ponto de nisso implicar e engajar admiravelmente o segredo de seu próprio nome.

R$ 40,00

Escolha uma opção

Produto indisponível
Autor: Jean MaurelAno de Edição: 2012Nº de paginas: 128
Tradutor: Laura BarretoAno: 2012Peso: 0,218
Adaptação: -ISBN: 978-85-7492-346-8Comprimento: 14
Ilustrador: -Edição: 1ºAltura: 21
Idioma: Português Coleção: -Espessura/Lombada: 0,5
Editor: Marco HaurélioVolume: -Encadernação: Brochura



Biografia do Autor:
Jean Maurel, filósofo, Maître de Conférences Honoraire da Université de Paris I - Panthéon Sorbonne, foi assistente de Vladimir Jankélévitch, examinador de filosofia no concurso da École Normale Supérieure de Fontenay-Saint Cloud e diretor de programa no Collège

International de Philosophie. Escreveu e publicou numerosos artigos de filosofia e notadamente sobre Platão, os cínicos, Kant, Nietzsche, Sartre, Bataille, Jankélévitch, mas também sobre Apuleio, Flaubert, Victor Hugo,Proust. É autor de livros, entre os quais, duas obras sobre Victor Hugo. Deverá publicar proximamente no Brasil livro sobre a Inconfidência da Arte.

Literatura contempôranea

Brochura

Romance

Aproveite Também