Meninos de arte MO9071

Meninos de arte

Ref.: MO9071 Compra Segura

As abordagens de Juan José Balzi neste Meninos de Arte são, a um só tempo, estímulo verdadeiro e acervo de propostas de trabalho a serem desenvolvidas com adolescentes. Converter jovens de interesses dispersos em grupos solidários para o trabalho em equipe, como demonstram as experiências aqui representadas, é uma arte que, como toda arte, requer paciência, diálogo, troca de ideias, afetos e valores – e superação de diferenças ao longo de um processo cujo ponto de partida é a realidade de cada um, mas cujo ponto de chegada é um objetivo conscientemente eleito por todos. Muitas vezes, o trabalho com as artes é deslocado para espaços de menor relevância em razão de sua aparente desconexão em face do conjunto das preocupações cotidianas. No entanto, todos reconhecem os resultados apresentados por escolas e outras instituições que equacionam coerentemente suas demandas e situam corretamente as relações de ensino-aprendizagem das artes no âmbito de sua rotina e de seus objetivos estratégicos. Meninos de Arte, de Juan José Balzi, ilustra fartamente o quanto de esforço intelectual e afetivo é necessário para que o cotidiano acolha a arte e para que esta seja inserida coerentemente no horizonte de preocupações de instituições educacionais, culturais e sociais. Ilustra também os resultados desses esforços, que apontam para a formação de cidadãos conscientes e críticos, em luta incessante por seus direitos, entre os quais o de acesso ao patrimônio artístico e cultural constituído pela humanidade ao longo dos séculos. Nesta obra, o leitor encontrará estímulo e inspiração, bem como um rol de propostas, estratégias, técnicas e metodologias desenvolvidas no contato fecundo entre o artista experiente, representado pelo professor Balzi, e os adolescentes, na figura de seus Meninos de Arte. Empenhado em fazer brotar o germe de arte que repousa em cada um dos adolescentes envolvidos em seus projetos, Balzi convida todos, o leitor incluso, à comunhão em torno das práticas lúdicas do desenho, da pintura, da colagem, enfim, da produção de imagens que falam igualmente ao espírito e ao coração.

R$ 79,90

Escolha uma opção

Produto indisponível
Autor: Juan José BalziAno de Edição: 2012Nº de paginas: 132
Tradutor: -Ano: 2012Peso: 0,357
Adaptação: -ISBN: 978-85-7492-332-1Comprimento: 20
Ilustrador: -Edição: 1ºAltura: 30
Idioma: Português Coleção: -Espessura/Lombada: 0,5
Editor: Marco HaurélioVolume: -Encadernação: Brochura

Biografia do Autor:


    Juan José Balzi formado em desenho pela Academia de Bellas Artes de Buenos Aires e pela Accademia di Brera (Itália), foi durante seis anos professor de Educação Artística na Escola Média e de Desenho e História da Arte no Liceo Scientifico Italiano, ambos de Barcelona.

    No Brasil, foi durante dois anos professor dos cursos de pós-graduação em História da Arte da FAAP. Ministrou também inúmeros cursos e palestras para: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria do Estado da Cultura, Aliança Francesa e Istituto Italiano di Cultura.

    De 1994 a 2003 desenvolveu, primeiro para a Secretaria do Estado da Cultura e depois para a Prefeitura de Santo André, a oficina Meninos de Arte, cuja metodologia está descrita neste livro.

    É autor de aproximadamente 400 óleos, muitos dos quais estão em coleções particulares e museus da Europa e América. Suas últimas exposições

foram no MAC de São Paulo, M.A.B. da FAAP, Museu Estadual de Tübingen (Alemanha), Bienal de São Paulo de 2002 e “Transeuntes” no MAC, 2006. É autor do livro O Impressionismo publicado pela Editora Claridade em 2009.

Críticas e Estudos Literários

Brochura

Aproveite Também