Jovem Malcolm X (O) MO9054

Jovem Malcolm X (O)

Ref.: MO9054 Compra Segura

Malcolm X é merecidamente um dos maiores ícones da luta contra o racismo e a discriminação racial no mundo todo. Entre a juventude, em todos os continentes, ele inspira uma quantidade imensa de movimentos e organizações de natureza cultural, social e política – do hip hop aos núcleos de consciência e cidadania nas periferias das grandes cidades.
Essa identificação de jovens e pobres com Malcolm X se deve em grande parte ao fato de ele mesmo ter-se tornado a voz mais dilacerada dos trabalhadores negros dos guetos urbanos norte-americanos mas também a suas origens e esforços pessoais de menino pobre do interior que, atirado pela orfandade no tumulto da cidade grande, é empurrado para o crime pelas condições sociais e políticas indignas reservadas aos negros nos EUA.
Autodidata, com apenas o ensino fundamental, depois de preso aos vinte e um anos de idade por assalto a mão armada e formação de quadrilha, ele traçou para si um caminho de superação duríssimo. Por meio da autodisciplina, da autoinstrução e de uma determinação feérica, em poucos anos, dos quais os sete iniciais encarcerado, ele se tornou um dos maiores exemplos do combate à injustiça social e ao racismo.
É isto que o leitor tem em mãos neste O jovem Malcolm X, de Jeosafá Fernandez Gonçalves, Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, com especialização nas relações Brasil-África, autor também de O jovem Mandela.

R$ 42,90

Escolha uma opção

Produto indisponível
Autor: JeosafáAno de Edição: 2017Nº de paginas: 152
Tradutor: - Ano: 2015Peso: 0,248
Adaptação: - ISBN: 978-85-7492-406-9Comprimento: 14
Ilustrador: - Edição: 2ºAltura: 21
Idioma: Português Coleção: Jovens sem fronteiraEspessura/Lombada: 0,5
Editor: Marco HaurélioVolume: 10Encadernação: Brochura


Biografia do AutorJeosafá Fernandez Gonçalves, nascido em vila Ede, bairro quase rural da Cidade de São Paulo dos idos de 1963, é oitavo filho de um total de onze que tiveram seu João e dona Maria. Aluno desde sempre da escola pública, iniciou sua escolarização no excelente Grupo Escolar Maria Montessori da década de 1970; cursou o Ensino Médio, na década seguinte, na Escola Estadual Prof. Sebastião de Souza Bueno, carinhosamente chamado de Tião pelos alunos – hoje, por situar-se no Bairro de Vila Medeiros, zona norte da Capital conhecido como “Medeirão”. Na década de 1990 cursou Letras na USP, onde se doutorou em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa em 2002. Atualmente é doutorando em Educação nessa mesma Universidade. Professor dos níveis de ensino Fundamental, Médio e Superior, dirigiu instituições de Ensino Básico e é autor de poesia, ficção e obras didáticas relacionadas à literatura e à língua portuguesa.

Literatura brasileira

Literatura contempôranea

Brochura

História

Romance

Aproveite Também