Filosofia na sala de aula MO9020

Filosofia na sala de aula

Ref.: MO9020 Compra Segura

A avançada proposta educacional de Matthew Lipman – compromissada com o desenvolvimento de novas capacidades de aprendizado nas crianças – é aqui apresentada em detalhes, tanto em seus diversos aspectos teóricos quanto na aplicação prática pelo professor. É possível ensinar Filosofia para crianças? Este livro, uma exposição do método revolucionário de Matthew Lipman, demonstra que sim. Aplicado em escolas de ensino fundamental e de ensino médio em dezenas de países, com resultados surpreendentes, o método – que pode ser aplicado por professores sem formação filosófica – permite a crianças desde a pré-escola não só tomar contato com temas permanentes da Filosofia, como as noções de verdade, de beleza, de justiça, de moral etc., mas também pensar por conta própria. Na verdade, o que Lipman nos ensina não é um conjunto de teorias, mas sim uma prática de ensino que – apoiando-se em situações em que o grupo se reúne para discutir – permite às crianças fazerem sua própria reflexão. Centrado no modelo socrático de investigação, a técnica desenvolvida por Lipman passa longe do estudo fastidioso de autores e doutrinas para concentrar-se em temas universais que são introduzidos, como em Platão, a partir de narrativas ficcionais que tematizam o dia a dia de uma criança. O resultado disso é uma transformação no ensino: mais aptas a raciocinar, formar juízos e conceitos, as crianças melhoram seu desempenho escolar em todas as disciplinas.

R$ 60,90

Escolha uma opção

Produto indisponível
Autor: Matthew LipmanAno de Edição: 2014Nº de paginas: 286 
Tradutor: Ana Luiza Fernandes FalconeAno: 2008Peso: 0,314
Adaptação: -ISBN: 978-85-7492-394-9Comprimento: 16
Ilustrador: -Edição: 2ºAltura: 23
Idioma: Português Coleção: - Espessura/Lombada: 0,6
Editor: Nelson dos ReisVolume: - Encadernação: Brochura


Biografia do Autor: Matthew Lipman (Vineland, Nova Jersey, 24 de agosto de 1923 - West Orange, Nova Jersey, 26 de dezembro de 2010) foi um filósofo americano, reconhecido como fundador da filosofia para crianças. Sua decisão de trazer a filosofia para os jovens decorreu de sua experiência como professor na Columbia University, onde Lipman constatou a dificuldade dos seus alunos para raciocinar. Assim, procurou desenvolver-lhes a habilidade de raciocínio particularmente através do ensino da lógica. A crença de que as crianças têm a capacidade de pensar abstratamente desde muito cedo levou-o à convicção de que incluir a lógica na educação infantil ajudaria a melhorar sua habilidade de raciocinar.

Filosofia

Brochura

Aproveite Também