Contos e fábulas do Brasil MO9017

Contos e fábulas do Brasil

Ref.: MO9017 Compra Segura

Este livro reúne contos da rica tradição oral brasileira recolhidos por Marco Haurélio, cordelista e pesquisador da cultura popular. Histórias de príncipes encantados, fábulas do tempo em que os bichos falavam, narrativas de quando Jesus andava na terra, além de contos do demônio logrado, integram este painel revelador da alma de nosso povo. Em 2005, o poeta e folclorista Marco Haurélio, munido de um gravador, embrenhou-se pelo sertão baiano, com o fito de registrar a rica tradição oral daquela região. O trabalho resultou em uma amostra monumental que inclui contos, lendas, adivinhas, quadras e romances velhos, um tesouro que, aos poucos, vai sendo aberto ao público. Após a publicação de Contos folclóricos brasileiros, voltado ao público infanto-juvenil, é a vez de Contos e fábulas do Brasil, reunião de histórias populares destinada a leitores de todas as idades. A publicação inclui, ainda, alguns contos oriundos de outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Alagoas. Ricamente ilustrada, a obra ganhou um tratamento especial por meio de notas esclarecedoras, assinadas pelo conceituado folclorista português Paulo Correia, que trazem, além da classificação e do número de versões, informações sobre o percurso dessas histórias do sertão-mundo.

R$ 54,90

Escolha uma opção

Produto indisponível
Autor: Marco HaurélioAno de Edição: 2017Nº de paginas: 216
Tradutor: - Ano: 2011Peso: 0,321
Adaptação: - ISBN: 978-85-7492-265-2Comprimento: 16
Ilustrador: Severino RamosEdição: 3ºAltura: 23
Idioma: Português Coleção: - Espessura/Lombada: 0,6
Editor: Thiago LinsVolume: - Encadernação: Brochura



Biografia do Autor:
Marco Haurélio nasceu em Ponta da Serra, distrito de Riacho de Santana, sertão da Bahia, a 5 de julho de 1974. O contato com a cultura espontânea ocorre ainda na infância, quando ouvia, narradas pela avó Luzia Josefina de Farias (1910-1982) muitos contos reunidos neste livro, rememorados por seu pai, Valdi Fernandes, e por sua tia Isaulite (Lili). Motivado pelas leituras noturnas de folhetos de cordel, tornou-se um leitor contumaz e, hoje, é um dos grandes nomes da poesia popular brasileira, com dezenas de títulos publicados.

Pesquisador da cultura popular, tem artigos publicados em revistas como Cultura Crítica (da Pontifícia Universidade Católica-PUC, São Paulo), Páginas Abertas (Paulus), Direcional Educador (Grupo Direcional) Carta Fundamental e Discutindo Literatura (Escala Educacional). Lançou Breve história da Literatura de Cordel (Ed. Claridade), e, com base numa recolha feita no sertão baiano, em 2005, organizou as antologias Contos folclóricos brasileiros (publicada em 2010 pela Paulus), Contos e fábulas do Brasil (Nova Alexandria) e O príncipe Teiú e outros contos brasileiros (Aquariana, 2012). Em 2011, o melhor de sua produção poética foi reunido pela Global Editora no livro Meus romances de Cordel.

Contos

Brochura

Literatura brasileira

Aproveite Também